Nota da IUSY e da Juventude Socialista do PDT em apoio ao presidente Fernando Lugo

IUSY em recusa ao impeachment de Fernando Lugo
A Juventude Socialista do PDT é a representante da União Internacional das Juventudes Socialistas (IUSY) no Brasil. Neste sentido, considerando os recentes acontecimentos no país vizinho, além da nossa posição histórica em defesa das instituições democráticas e do compromisso com a solidariedade internacional subscrevemos a nota da IUSY na íntegra. Desta forma, nos postamos juntos em apoio ao Presidente Lugo, ao Povo do Paraguai e aos companheiros das organizações afiliadas ao nosso campo político  –  Juventude do Pais Solidario e Juventude Febrerista Revolucionária.

NOTA TRADUZIDA:

Diante da iminente impeachment do Presidente da República do Paraguai, a União Internacional da Juventude Socialista (IUSY) manifesta total apoio ao processo liderado pelo presidente Fernando Lugo, e presta solidariedade aos nossos irmãos e irmãs da Juventude País Solidário e Juventude Febrerista Revolucionária.

Após 60 anos de governo do Partido Colorado, a vida dos paraguaios foi revolucionada após a vitória da Aliança Patriótica para a Mudança em 2008 com a posse do presidente Lugo.

Apenas dois meses atrás, na abertura do nosso XXIX Congresso, em Assunção, a IUSY manifestou seu compromisso explícito para o processo de construção da Frente Guasu como coalizão progressista no Paraguai, e do processo de mudança liderado pelo presidente Lugo, com o objectivo de alcançar um segundo governo, que lhes permitam avançar na construção de um Paraguai mais justo e igualitário.

Os argumentos usados ​​para iniciar o processo de impeachment não obedecem ou se baseaiam em qualquer mau desempenho de funções, sendo apenas um resultado direto de oportunismo político e de uma maioria conjuntural no Congresso.

Neste sentido, apoiamos as declarações de organizações-membros em que o caminho para resolver os graves problemas sociais e, especialmente, aqueles relacionados à posse da terra, não é uma mudança na presidência do país. Trata-se de chegar a um acordo social para encontrar soluções, na crença de que as grandes injustiças sociais são as causas do empobrecimento dos paraguaios.

Por estas razões, nós rejeitamos liminarmente a possibilidade de impeachment do presidente Fernando Lugo e reafirmar nosso compromisso de apoiar o processo de mudança iniciado em abril de 2008 até à sua conclusão e transferência de poder na sequência de eleições democráticas no próximo ano.

Em solidariedade,

Viviana Pineiro;           Beatriz Talegón

Presidente da IUSY.;  Secretaria General. IUSY

EXECUTIVA NACIONAL  – JUVENTUDE SOCIALISTA DO PDT
Leia a nota na íntegra em: http://www.iusy.org/