Situação no município insular de Vieques, Porto Rico

Os partidos e movimentos políticos integrantes do Foro de São Paulo, no âmbito do XXVI Encontro realizado na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, de 29 de junho a 2 de julho de 2023, manifestam seu apoio à ilha de Vieques, com base no seguinte:

Vinte anos atrás, após intensa luta, a Marinha dos Estados Unidos anunciou o fim dos bombardeios e manobras militares no município insular de Vieques, parte do arquipélago porto-riquenho. Da mesma forma, anunciou a devolução dos terrenos ocupados aos seus legítimos donos e a sua descontaminação.

Vinte anos depois, a ocupação das terras de Vieques continua nas mãos de instituições estadunidenses e sem descontaminação. Os explosivos que não foram removidos continuam a explodir todos os dias, enchendo o ambiente da ilha de poluentes e afetando a saúde e a segurança das pessoas, que sofrem de inúmeras doenças respiratórias, câncer e outras.

O povo de Vieques carece de atenção hospitalar, vive em condições de pobreza e marginalização, enquanto se acentua o processo de gentrificação e deslocamento da população, substituindo-a por estadunidenses que vêm comprar as terras e estabelecer negócios, apoderando-se da ilha. As ofertas feitas pelo governo dos EUA são uma grande mentira.

É por isso que o povo continua lutando e as mulheres de Vieques que participaram da desobediência civil junto ao povo articularam um projeto onde pedem reparação às vítimas de câncer, cria oportunidades para falar sobre o impacto emocional causado pela presença militar e muito mais. Além de insistir para que jovens fiquem na ilha e continuem lutando, criando espaços econômicos e conscientizando que a ilha lhes pertence.

Defendemos a luta pela paz, desmilitarização, prosperidade e felicidade para o povo de Vieques.

Convocamos os povos de Nossa América a renovar a solidariedade com a justa causa do povo de Vieques, para alcançar a paz, a desmilitarização, a justiça e a equidade social, que são parte essencial da maior luta pela descolonização, independência e plena soberania de Porto Rico.

Brasilia, 2 de julho de 2023.

Download em PDF