Guerra fria através da tecnologia

Essa resolução foi aprovada no XXVI Encontro do Foro de São Paulo, realizado de 29 de junho a 2 de julho de 2023 em Brasília.

Os partidos e movimentos políticos integrantes do Foro de São Paulo, no âmbito do XXVI Encontro realizado na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, de 29 de junho a 2 de julho de 2023, alertam os governos de esquerda e progressistas de Nossa América sobre o perigo de assinar a “Aliança Digital União Europeia-América Latina e Caribe”, que se pretende apresentar na próxima reunião da CELAC.

Esta Aliança é uma versão da iniciativa dos Estados Unidos “Declaration for the Future of the Internet”, que visa bloquear o setor de tecnologia da China e condenar a América Latina e o Caribe à dependência tecnológica.

Apresenta-se como uma alternativa para implantação de infraestrutura e conectividade digital, mas o objetivo é impedir que a Iniciativa do Cinturão e Rota continue avançando na Europa, África, América Latina e Caribe, consolidando assim um bloco de países para uma nova guerra fria, agora digital.

Denunciamos que esta é uma nova etapa neocolonial para o expansionismo digital europeu. A estratégia é barrar empresas com tecnologias de origem chinesa, expulsando Huawei e ZTE de nossas economias e promovendo em todos os países a aprovação de leis de Ciência e Tecnologia (CHIPs Act) que proíbam a compra de tecnologia de países que os EUA não considerem democráticos.

Assiná-la significa não comprar insumos tecnológicos (TIC) originários da China, apenas de empresas de países que os estados europeus considerem democráticos, sob as políticas digitais e preços determinados por estes países.

“A liberdade para acessar as melhores tecnologias do mundo e a um valor adequado é fundamental.”

Brasilia, 2 de julho de 2023.

Download em PDF