Apoio à soberania argentina perante o FMI

Os partidos e movimentos políticos integrantes do Foro de São Paulo, no âmbito do XXVI Encontro realizado na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, de 29 de junho a 2 de julho de 2023, expressam nosso apoio ao povo argentino na luta que vem travando contra o Fundo Monetário Internacional.

O povo argentino se encontra em uma situação econômica muito complexa, fruto do endividamento com o FMI, agravado pelas consequências da pandemia, da guerra na Ucrânia e da seca. Os acordos do governo neoliberal de Mauricio Macri com o FMI impuseram uma dívida sem precedentes que superou em muito a capacidade de pagamento do país, hipotecando o futuro de várias gerações e novamente subordinando a nação irmã às políticas de ajuste impostas por aquele órgão.

Perante esta situação, denunciamos a origem irregular da dívida e o acordo, que endivida o país em quase 57 bilhões de dólares, foi concedido de forma totalmente irresponsável, descumprindo os requisitos da regulamentação em vigor e omitindo a aplicação dos processos específicos para empréstimos multilaterais. As condições da concessão, o descontrole e as explicações quanto ao destino dos recursos e a fuga de capitais verificada mostram que foi parte de uma manobra orquestrada para garantir a continuidade do Governo de Mauricio Macri e do projeto político que encarnava.

Reiteramos a necessidade de uma investigação profunda sobre as irregularidades envolvendo a assinatura do acordo com o FMI e sua posterior implementação.

Denunciamos que a aplicação das medidas de ajuste e imposições do FMI produzem consequências onerosas para este país irmão, que atentam contra seu desenvolvimento econômico e condicionam a satisfação dos direitos humanos do povo argentino.

Aderimos às manifestações de apoio dos Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Andrés Manuel López Obrador (México) e Mario Abdo Benítez (Paraguai) na carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em apoio às negociações que a Argentina está realizando com a organização multilateral de crédito.

Compartilhamos e apoiamos o pedido feito pelo também Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Diretora-Geral do FMI, Kristalina Georgieva, no âmbito da Cúpula do G7, sobre a situação na Argentina.

Brasília, 2 de julho de 2023.

Download em PDF