Perfiles de Opinión: A 15 dias das eleições Rafael Correa tem 63 % das intenções de voto

rafael_correaQuito, 1º de fev. – O candidato à reeleição, Rafael Correa, lidera a intenção de voto para as eleições presidenciais de 17 de fevereiro, segundo a mais recente pesquisa da empresa Perfiles de Opinião.
Em entrevista, a presidente da empresa, Paulina Recalde, assinalou que o candidato presidencial do partido Alianza PAIS, Rafael Correa, registra63 por cento de intenção de voto.
O concorrente mais próximo é o candidato do Movimento Creo – Creando Oportunidades, Guillermo Lasso, conservador de centro-direita, quem alcança 9 por cento.
Os candidatos que seguem são:  Lúcio Gutierrez, ex-presidente com 4 por cento; Alvaro Noboa, o magnata da banana, com 2 por cento; Alberto Acosta, dissidente de esquerda, 2 por cento. Os demais candidatos tem  intenção de voto inferior a 1 por cento.
Recalde informou ademais que 68 por cento do eleitorado já sabem em quem votar para presidente, enquanto 32 por cento dizem que ainda não sabem.
Foram entrevistados 8.588 eleitores entre 16 e 65 anos, em todas as províncias. A margem de erro é de mais ou menos 1,2 por cento com um nível de confiança de 95 por cento.
(obs. Convém ressaltar que os nossos institutos de pesquisa – Datafolha, Ibope, etc. – fazem quando se trata de eleições presidenciais entre 2 e 3 mil, excepcionalmente entre 5 e 6 mil, entrevistas em cerca de 200 dos quase 6 mil municípios, para uma população que beira os 195 milhões. Nesse caso no Equador foram feitas 8.588 entrevistas para uma população de cerca de 15,5 milhões. Ou seja, margem de erro muito pequena, e se é usada a metodologia universalmente aceita, a confiança é muito alta.)
Enviado por Max Altman