Meio Ambiente: PT se prepara para a Rio+20

Grupo de trabalho que coordena participação do partido vai apresentar um documento no dia 18 de maio. Crise internacional e modelo alternativo de desenvolvimento estarão em destaque

A discussão sobre como será a participação do Partido dos Trabalhadores na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, começou no Fórum Temático de Porto Alegre. De lá pra cá, criou-se um Grupo de Trabalho para coordenar a participação do PT no evento internacional que acontece em junho, no Rio de Janeiro, com a presença de líderes mundiais, ambientalistas e representantes da sociedade civil organizada.
De acordo com a secretária de Relações Institucionais, Iole Ilíada, a participação do PT inclui o diálogo com outros partidos de esquerda, movimentos sociais e partidos de outros países – principalmente da América Latina, do BRICS e do eixo sul-sul. “A partir da construção desse grupo, vamos poder pensar em um modelo de sustentabilidade social e ambiental realmente alternativo à proposta que os países centrais têm a oferecer”, explicou Ilíada.
Iole ressaltou que a crise internacional é o pano de fundo para o debate da Rio + 20. “É impossível falar de modelo de desenvolvimento sustentável sem falar de crise”, afirmou a secretária.
O GT do PT para a Rio +20 está preparando um documento que deve ser apresentado no dia 18 de maio.
(Jamila Gontijo – Portal do PT)
Assista o vídeo com entrevista da Iole:


Fonte: PT