Malvinas

Essa resolução foi aprovada no XXVI Encontro do Foro de São Paulo, realizado de 29 de junho a 2 de julho de 2023 em Brasília.

Os partidos e movimentos políticos integrantes do Foro de São Paulo, no âmbito do XXVI Encontro realizado na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, de 29 de junho a 02 de julho de 2023, declaram que, no 41º aniversário do início do conflito bélico pela recuperação das Ilhas Malvinas, reconhecemos a legítima e imprescritível soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul, Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes, que são parte inseparável da América Latina e do Caribe.

Denunciamos a militarização e introdução de armas nucleares no Atlântico Sul e repudiamos a persistente atitude colonialista. A presença militar do Reino Unido é uma extensão da OTAN no Atlântico Sul, o que contraria a declaração da CELAC sobre a América Latina como Zona de Paz.

Condenamos as ações unilaterais e ilegítimas do Reino Unido em matéria de pesca e hidrocarbonetos, alertamos e denunciamos o perigo potencial de um desastre ambiental.

Prestamos homenagem aos soldados caídos e sobreviventes que também foram vítimas de um estado genocida. Apoiamos o pedido de reativação dos processos judiciais que investigam as torturas sofridas por soldados pelos militares responsáveis.

É preciso conhecer e divulgar a causa das Malvinas, a atrocidade desta guerra, a responsabilidade do governo militar e a verdade sobre os fatos.

Manifestamos o nosso agradecimento a todas as mulheres que desempenharam um papel ativo ao longo do conflito e que durante muito tempo estiveram invisíveis.

Exortamos o Reino Unido a cumprir as resoluções adotadas pela Assembleia Geral da ONU, pois sua recusa afeta a integridade territorial argentina e continental. Consideramos que a negociação é inegociável.

Destacamos a permanente disposição do Governo argentino de encontrar, por meio da negociação, uma solução pacífica e definitiva para esta anacrônica situação colonial em solo americano.

Memória e Honra aos que estiveram na frente de batalha.

As Malvinas foram, são e serão argentinas!

Brasília, 2 de julho de 2023.

Download em PDF