Comandante para sempre

mercosul
A morte de Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente da República Bolivariana da Venezuela, toca profundamente o coração dos nossos povos.
O Comandante Chávez é o fundador do Estado democrático moderno da Venezuela, onde as injustiças históricas cada vez mais cedem lugar a uma Nação com igualdade, justiça, esperança e confiança em um futuro livre.
O Presidente Chávez é, também, um dos principais artífices da integração e da irmandade entre os nossos povos. Iniciativas como a ALBA, a CELAC, a UNASUR, o Banco do Sul, se tornaram realidade com a obstinada dedicação de Chávez à concretização do generoso sonho
da Pátria Grande de Simón Bolívar.
Chávez é um personagem insubstituível do século XXI, com presença destacada na galeria dos grandes nomes da luta pela libertação popular da história mundial. Ele, com a estatura equivalente a dos seus antepassados revolucionários, está à altura dos complexos desafios do seu tempo presente, e, especialmente, da construção de um futuro justo, igualitário e feliz para a humanidade.
Os ideais de liberdade, de democracia e de igualdade que presidiram a vida revolucionária de Chávez, são o cimento da integração dos povos sul-americanos e latino-americanos e a esperança de construção de um outro mundo sem dominação e sem opressão que não somente é possível, mas imperativamente necessário.
A história da humanidade pela emancipação humana tem em Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente da República Bolivariana da Venezuela, um dos autores mais nobres da sua escrita. Chávez é, nesse sentido, um daqueles sereshumanos imprescindíveis reclamados por Bertold Brecht.
Em Montevidéu, Uruguai, 06 de março de 2013.
Ivan Ramalho
Alto Representante Geral do MERCOSUL
Jeferson Miola
Diretor da Secretaria do MERCOSUL
La muerte de Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, toca profundamente el corazón de nuestros pueblos.
El Comandante Chávez es el fundador del Estado democrático moderno de Venezuela, donde las injusticias históricas cada vez más dan lugar auna Nación de igualdad, justicia, esperanza y confianza en un futuro libre.
El Presidente Chávez es, también, uno de los principales artífices de la integración y de la hermandad entre nuestros pueblos. Iniciativas como la ALBA, la CELAC, la UNASUR, el Banco del Sur, se tornaron una realidad con la obstinada dedicación de Chávez para la concretización del generoso sueño de la Patria Grande de Simón Bolívar.
Chávez es un personaje insustituible del siglo XXI,con presencia destacada en la galería de los grandes nombres de la lucha por la liberación popular de la historia mundial. Él, con la estatura equivalente a la de sus antepasados revolucionarios, está a la altura de los complejos desafíos de su tiempo presente, y, especialmente, de la construcción de un futuro justo, igualitario y feliz para la humanidad.
Los ideales de libertad, de democracia y de igualdad que presidieran la vida revolucionaria de Chávez, son el cemento de la integración de los pueblos sudamericanos y latinoamericanos y la esperanza de la construcción de otro mundo sin dominación y sin opresión, que no solamente es posible, pero imperativamente necesario.
La historia de la humanidad por la emancipación humana tiene en Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, uno de los autores más nobles de su escritura. Chávez es, en ese sentido, uno de aquellos seres humanos imprescindibles reclamados por Bertold Brecht.
Montevideo, Uruguay, el 06 de marzo del 2013.
Ivan Ramalho
Alto Representante General del MERCOSUL
Jeferson Miola
Director de la Secretaria del MERCOSUL