"Repúdio à política cruel de Trump e à morosidade do governo Temer", por PT (Brasil)

Manifestamos repúdio à atual política imigratória do governo dos Estados Unidos da América, na qual impõe a separação de crianças de seus pais ou responsáveis. Consideramos esses atos cruéis e uma clara expressão de xenofobia.

Repudiamos igualmente a atitude passiva do governo brasileiro, que não tomou atitudes concretas ou se preocupou com a preservação dos direitos das 49 crianças brasileiras detidas e seus responsáveis. Ao invés disso, levará o vice-presidente estadunidense Mike Pence, em sua viagem ao Brasil, para simplesmente visitar os imigrantes venezuelanos em nosso território.
A Constituição brasileira é clara no que diz respeito à soberania do Estado e à defesa e proteção dos seus cidadãos no exterior. Assim, o procedimento correto do Estado brasileiro deve ser o de exigir tratamento digno às crianças brasileiras e seus familiares, bem como seu desencarceramento imediato.
Manifestamos nosso apoio à resolução da Comissão de Relações Exteriores Senado, proposta pelo Senador petista Jorge Viana e aprovada por unanimidade na última quinta-feira, 21 de junho, que expressa contundente crítica ao tratamento dado pelo governo dos EUA aos imigrantes que tentam entrar naquele país, e nos somamos aos atos de denúncia e de ações legislativas das nossas bancadas no Congresso Nacional.

Ivan Alex Lima
Secretário de Movimentos Populares

Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais