Debatendo classes e luta de classes no Brasil

As profundas transformações pelas quais o Brasil vem passando na última década, particularmente na estrutura social, têm motivado análises, estudos e publicações voltadas para tentar explicar o fenômeno da chamada mobilidade social (horizontal e vertical), ou, como é mais usual, da ascensão social.
As mudanças promovidas pelos governos Lula e Dilma, com a elevação do poder de compra dos salários – particularmente do salário-mínimo; com a geração de empregos formais; com os programas sociais de distribuição de renda em resumo, todas as políticas públicas de inclusão colocaram na ordem do dia a necessidade de se conhecer melhor a configuração da sociedade brasileira em seu conjunto.
A elevação do padrão de consumo de milhões de brasileiros (as), o ingresso no ensino superior de outros tantos, melhor qualificação profissional, abertura de oportunidades, novas aspirações, novos valores teriam provocado o surgimento de uma “nova classe média”.
Voz corrente entre jornalistas, sociólogos, economistas e marque-teiros de eleição, a existência desta “nova classe” é questionada pelos que entendem ser equivocado pautar a análise exclusivamente pelo nível de rendimento e consumo, ou, ainda, por um simples trata-mento estatístico da realidade.
Seja como for, desde o início do governo Lula o PT deixou de examinar, com mais atenção, o desenho das classes sociais, sua es-trutura e contradições – algo que fizera anteriormente, embora de forma superficial, em alguns encontros e congressos. Urge, agora, quando o PT vai completar 33 anos, e o modo petista de governar, 10 anos presidindo o País, atualizar o nosso conhecimento da reali-dade brasileira, aí incluída a estrutura de classes — até para deixar mais nítido quem o PT representa e a quem se opõe, tendo em vista a consecução do nosso projeto.
Como uma primeira contribuição, entre as muitas que espera-mos difundir ao longo de uma discussão certamente complexa e polêmica, nas instâncias partidárias, nas pesquisas da Fundação Perseu Abramo e em outros fóruns, apresentamos aqui o ensaio do companheiro Wladimir Pomar.
Ao debate!
Rui Falcão
Presidente nacional do PT
Dezembro de 2012
  Caderno SRI 20 – Debatendo Classes e Luta de Classes no Brasil (924,4 KiB, 0 hits)