Pesquisadora ICS: intenção de voto a favor de Chávez é de 57,3%

Caracas, 07 Set. AVN.- O mais recente levantamento da empresa International Consulting Services  revela que 57,3% dos venezuelanos manifestam intenção de votar no candidato  Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 7 de outubro enquanto 33,1% o fariam pelo candidato Henrique Capriles. Por otra parte, 0,5% dos consultados respondeu que votaria por algum dos outros 5 candidatos 5,8% afirmaram que não iriam votar e 3,3% disseram não sabem/não responderam. [A considerar apenas os votos afirmativos teríamos  63,38 para Chávez contra 36,62 para Capriles. g/n]
O director da ICS, Juan Scorza, informou nesta sexta-feira, 7, que as pesquisas foram realizadas de 10 a 17 de agosto e se traduzem numa diferença de 24,2 a favor de Chávez [ou 26,76% se considerarmos apenas as respostas afirmativas.]
“Temos sido responsáveis sobre a tese da irreversibilidade, querendo dizer que vendo esses números e tudo o que se passou na campanha, nossa convicção é que isto não vai mudar. O quadro se mantém”, enfatizou o director da ICS.
A empresa consultou 2200 pessoas a nivel nacional de todos os estratos sociais, homens e mulheres por igual, maiores de 18 anos e inscritos no Registro Eleitoral.
Reiterou que na leitura dos números desde julo de 2011 até agosto de 2012 se evidencia que entre ambos os candidatos “Há uma distancia bem notória, muito grande”.
“Se as eleições para presidente fossem hoje por qual partido votaria? Ante esta pergunta 57,2% responderam que apoiariam o Partido Socialista Unido de Venezuela (Psuv) e 17,9% o opositor Primeiro Justiça. Os partidos tradicionais como Ação Democrática e Copei teriam 1,9% e 1,1% respectivamente.