Apoio a Milagro Sala

Essa resolução foi aprovada no XXVI Encontro do Foro de São Paulo, realizado de 29 de junho a 2 de julho de 2023 em Brasília.

Os partidos e movimentos políticos integrantes do Foro de São Paulo, no âmbito do XXVI Encontro realizado na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, de 29 de junho a 2 de julho de 2023, denunciam e repudiam a violenta incursão realizada, em 29 de junho de 2023, por forças policiais da Província de Jujuy, sob o comando do governador Gerardo Morales, na casa da líder social Milagro Sala.

Vários setores sociais se manifestaram contra a reforma constitucional ilegal naquela província, imposta por Morales e que viola não só a Constituição Nacional, mas também os tratados internacionais aos quais a Argentina aderiu. Jujuy é hoje um laboratório de testes para a atuação da direita, seu programa puramente extrativista, de ajuste e de uso da repressão e perseguição político-judicial para sustentá-lo.

Os manifestantes foram reprimidos com selvageria, como parte da perseguição às manifestações justas contra a ilegítima reforma constitucional que está sendo realizada.

Responsabilizamos diretamente o Governador por colocar em perigo a vida do marido de Milagro Sala, o senhor Raúl Noro, que padece de grave doença e teve seu quarto violentamente invadido no referido processo.

Exigimos a libertação imediata de Milagro Sala e o fim da perseguição racista e misógina contra ela.

Brasília, 2 de julho de 2023.

Download em PDF