Seminário “Governos de esquerda e progressistas na América Latina e no Caribe: balanço e perspectivas”

Por Comunicação FPA (16/06/11)

Será realizado entre os dias 30/06 e 02/07 no Rio de Janeiro o seminário internacional “Governos de esquerda e progressistas na América Latina e no Caribe: balanço e perspectivas”, realizado pelas Fundações Perseu Abramo (PT), Mauricio Grabois (PCdoB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação Friedrich Ebert no Brasil e Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia.
Nos três dias serão realizados 11 debates, sediados na UFRJ – Campus Fundão, com representantes dos governos progressistas, partidos de esquerda e acadêmicos da América Latina sobre as experiências socialistas nos respectivos governos, as mudanças geopolíticas  e a crise do capitalismo no mundo, com a participação do público brasileiro.
Informações sobre a programação e inscrições serão divulgadas aqui no portal da FPA e nos canais de comunicação do PT, do PCdoB e da Fundação Mauricio Grabois.
Programação
30/06 – (quinta-feira)
Abertura 18h-19h
Integrantes da mesa:

  • Prof. Aloísio Teixeira – reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Adalberto Monteiro – presidente Fundação Maurício Grabois
  • Nilmário Miranda -presidente da Fundação Perseu Abramo
  • Valter Pomar – secretário Executivo do Foro de São Paulo

19h – 19h30 – A experiência brasileira: construindo um caminho de desenvolvimento com distribuição de renda, democracia, soberania e integração -balanço e desafios até 2014.

  • Ministra Miriam Belchior – Planejamento, Orçamento e Gestão (a confirmar)

*19h30 às 21h30 – A esquerda nos governos: projetos nacionais e estratégias socialistas na América Latina e Caribe
Temática: Os partidos de esquerda integram hoje um número importante de governos latino-americanos e caribenhos. Partindo desta posição, buscam implementar medidas de caráter nacional, democrático e popular. Enfatizam os temas da integração continental, as relações Sul-Sul e o multilareralismo. Que balanço fazemos deste processo em cada um dos países e no continente? Como se articula com os objetivos estratégicos socialistas?

  • Iole Ilíada – secretária de Relações Internacionais, Partido dos Trabalhadores (PT) – Brasil
  • Renato Rabelo – presidente do Partido Comunista do Brasil (PC do B)
  • e representantes da Venezuela, Bolívia e Uruguai



01/07 (sexta-feira)

*9h30 – 13h – O mundo em transição: governos de esquerda na América Latina e Caribe e a nova configuração geopolítica internacional
Temática: Análise do desempenho dos governos de esquerda e progressistas de nosso continente, em um marco global de aprofundamento da crise do capitalismo, com novos fenômenos e importantes consequências econômicas e políticas. Reflexão sobre as grandes mudanças que ocorrem nas relações geopolíticas e internacionais, caracterizando um período de transição. As novas potencialidades abertas pela progressiva tendência na América Latina e Caribe, onde a integração regional avança, e as novas ameaças da direita e do imperialismo.

  • Roberto Amaral – Vice-Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) – Brasil
  • Idalmis Brooks – membro do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista – Cuba
  • e representantes da Nicarágua, Venezuela e Equador.

14h30 – 18h 3 sessões simultâneas:
*Capitalismo contemporâneo: a crise, os novos fenômenos e suas expressões na América Latina e no Caribe
Temática: A caracterização da crise atual do capitalismo. O imperialismo de hoje, os novos fenômenos do capitalismo contemporâneo e as peculiaridades da economia latino-americana e caribenha. América Latina e Caribe frente à decadência relativa da economia dos EUA, União Européia e Japão, e a ascensão dos BRIC. Os governos progressistas da América Latina e do Caribe, as políticas adotadas para conter os efeitos da crise na região e a integração econômica do continente.

  • Theotônio dos Santos – Professor Visitante Nacional Sênior da UFRJ e Presidente da Cátedra e Rede da UNESCO e da ONU sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN) – Brasil
  • Osvaldo Martínez – Deputado da  Assembléia Nacional do Poder Popular – Cuba
  • e representante da Bolívia

*A política de defesa da América Latina e do Caribe e a política de guerra e militarização dos EUA-OTAN
Temática: Avaliação da tendência para uma maior autonomia e independência da América Latina e do Caribe frente a ingerências exógenas de potências extra-regionais, especialmente as questões de estratégia e defesa nacional. Os exemplos desta tendência, como o surgimento do Conselho Sul-Americano de Defesa da UNASUL. A reação das potências centrais, com a expansão do conceito estratégico da OTAN para o Atlântico Sul, a manutenção e a expansão das bases militares na América Latina e no Caribe e a IV Frota. O debate sobre esta disjuntiva: autonomia estratégica versus novas ameaças imperialistas.

  • Arturo Núñez Jiménez – senador do Partido da Revolução Democrática – México
  • representantes da Argentina e da Colômbia.

*Os organismos, processos e estruturas da integração regional
Temática: As iniciativas de integração latino-americanas ao longo da história. A integração continental nas últimas duas décadas. O papel dos governos de esquerda e progressistas da região na recuperação e reorientação dos processos de integração na América Latina e no Caribe. Os 20 anos do Mercosul e suas sucessivas fases. A experiência da ALBA, a UNASUL, a CELAC e os projetos de integração política, econômica, social e cultural. A OEA e sua instrumentalização pelos EUA. A necessária convergência dos diversos organismos, processos e estruturas de integração sub-regional e regional.

  • Rafael Follonier, Coordenador de Assuntos Técnicos da Unidade Presidencial – Argentina
  • Ana Elisa Osório, Deputada do Partido Socialista Unido, Vice-Presidenta do Grupo Parlamentar Venezuelano no Parlamento Latino-Americano -Venezuela
  • e representantes do Brasil

02/07 – (sábado)
* 9h30 às 13h –  Desenvolvimento e Democracia: as políticas dos governos de esquerda na América Latina e no Caribe
Temática: Análise global dos projetos e políticas nacionais que estão sendo aplicados pelos governos progressistas, populares e de esquerda hoje na América Latina, com vistas à superação dos traços neoliberais. Caracterização geral destes projetos no contexto da correlação de forças políticas e a etapa atual do desenvolvimento do capitalismo, levando em conta as peculiaridades nacionais. Avaliação do modelo de desenvolvimento e das políticas macro e microeconômicas, com especial atenção a seus impactos sobre o crescimento econômico, na distribuição da renda e da riqueza, a geração de postos de trabalho, a estrutura produtiva e a plataforma das exportações nacionais. A relação destas políticas com a consecução de projetos de integração regional.

  • Marco Aurélio Garcia – Assessor Especial de Política Externa da Presidência da República – Brasil
  • Gustavo Codas – Diretor-Geral da Itaipu Binacional – Paraguai
  • Oscar Laborde, Embaixador, Representante Especial para a Integração do Mercosul – Argentina
  • Ana Elisa Osório – Deputada do Partido Socialista Unido, Vice-Presidenta do Grupo Parlamentar Venezuelano no Parlamento Latino-Americano – Venezuela
  • Hector Dada Hirezi – ministro da Economia – El Salvador

14h30 – 18h – 4 sessões simultâneas
*Política econômica e desenvolvimento social e sustentável
Temática: Discussão sobre o caráter sustentável dos modelos de desenvolvimento aplicados pelos governos de esquerda e progressistas da região, tanto no que diz respeito às questões ambientais como às sociais. Análise das contradições mais importantes a enfrentar em termos dos impactos produzidos pelo modelo sobre os ecossistemas e as populações tradicionais e seu modo de vida. Considerações sobre os aspectos a transformar e os obstáculos a superar, assim como os temas pendentes a enfrentar.

  • José Rivera Santana – Co-Presidente do Movimento Independentista Nacional Hostosiano – Porto Rico
  • Luiz Antonio de Carvalho – Assessor Especial de Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente – Brasil
  • e representante da Bolívia

*Estado, democracia e participação popular
Temática: Reflexão sobre o Estado no qual atuam os governos de esquerda e progressistas da América Latina e do Caribe, sua estrutura e seus mecanismos, inclusive as relações entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Análise do funcionamento e do alcance da democracia, com ênfase na questão do papel dos partidos, a participação popular e o acesso democratizado às formas de expressão pública e aos meios de comunicação. Considerações sobre os aspectos a transformar e os obstáculos a superar.

  • Doris Solís – Ministra Coordenadora de Política – Equador
  • Soledad Barría – ex-ministra do governo Bachelet – Chile
  • Francisco Delgado – coordenador da área América do Sul do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista – Cuba

*Políticas sociais, redução das desigualdades e acesso aos direitos universais
Temática: Avaliação das políticas públicas implementadas pelos governos de esquerda e progressistas da região, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso aos direitos universais como educação, saúde, saneamento e moradia. A exposição das medidas adotadas para erradicar a fome e a miséria. Considerações sobre os aspectos a transformar e os obstáculos a superar.

  • Vanda Pignato, Secretária de Inclusão Social – El Salvador
  • Ana Vignoli, Ministra do Desenvolvimento Social – Uruguai
  • e representante da Venezuela

*Política externa e soberania nacional
Temática: Discussão sobre as orientações da política exterior adotadas pelos governos de esquerda e progressistas da América Latina e do Caribe, com ênfase em sua relação com os demais países da região e sua participação nos processos de integração latino-americanos e caribenhos. Análise das relações geopolíticas estabelecidas com o Norte e com os demais países do Sul. Exame das posições dos governos e suas propostas em relação à atual arquitetura política e econômica mundial, assim como os mecanismos e as ações de afirmação da soberania nacional frente à ordem internacional. Considerações sobre os aspectos a transformar e os obstáculos a superar.

  • Luís Fernandes, professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – Brasil
  • representantes da Nicarágua e do Equador

* Mesas onde haverá debate com o público

Fonte: http://www.fpabramo.org.br/noticias/seminario-%E2%80%9Cgovernos-de-esquerda-e-progressistas-na-america-latina-e-no-caribe-balanco-e-per
Mais informações do Boletim da Fundação Perse Abramo
Internacional
Seminário reunirá lideranças partidárias e governos de esquerda e progressistas da América Latina e do Caribe