PT expressa suas condolências pela partida física do companheiro Alí Rodríguez

ali rodriguez
Expressamos o mais profundo pesar pelo falecimento do companheiro Alí Rodríguez Araque, que atualmente era Embaixador da Venezuela em Cuba.
Desde 1998, com a chegada de Hugo Chávez à Presidência venezuelana, o companheiro Alí sempre ocupou cargos de alta responsabilidade.
Como Ministro de Energia e Minas, presidiu a delegação venezuelana na OPEP, e depois ocupou o cargo de Presidente dessa organização, para em seguida assumir a Secretaria Geral. Durante esse período, conseguiu construir acordos internos sobre os preços internacionais do petróleo, superando a volatilidade que afetava produtores e consumidores.
Após ocupar vários Ministérios, entre 2012 e 2014 assumiu a Secretaria Geral da UNASUL, quando iniciou os debates sobre os recursos naturais como eixo da visão estratégica regional e deixa a organização com uma estrutura interna fortalecida.
Este breve histórico nos mostra somente sua importância recente para a Venezuela, América Latina e todo o mundo. Devemos também mencionar as lutas de que fez parte durante toda sua vida, sempre buscando o caminho da igualdade e da justiça social.
Enviamos nossas condolências a sua família, camaradas e amigos, e ao povo venezuelano, neste difícil momento, que também é uma perda para todas e todos os latino-americanos. Continuaremos nossas lutas seguindo o exemplo do companheiro Ali Rodriguez
Em solidariedade,
Comissão Executiva Nacional do PT