PT comemora o restabelecimento de relações entre EUA e CUBA e a libertação dos últimos 3 heróis cubanos

Celebramos com júbilo o restabelecimento das relações entre Estados Unidos e Cuba após mais de 50 anos de rompimento, significando a vitória da paz e do diálogo. Consideramos ser este um momento histórico para a humanidade, onde os gestos do presidente Raul Castro e do presidente Barack Obama certamente entrarão para a história como exemplos de coragem e de luta por um mundo de paz e solidariedade. Por essa razão, enviamos a ambos nossos cumprimentos e os instamos a dar continuidade ao processo de diálogo, para por fim ao bloqueio econômico à Cuba. Desse modo, será viável a total normalização das relações políticas, econômicas e diplomáticas entre os dois países.
Comemoramos também com profunda alegria e emoção a libertação dos 3 companheiros cubanos que ainda se encontravam detidos nos EUA , Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero. Após 16 anos de luta, cumprimentamos também o povo cubano pela persistência e esperança com que lutaram para o êxito desta batalha.
O dia 17 de dezembro de 2014 entrará para a história da humanidade como o dia em que trinfou a paz, a solidariedade e a soberania dos povos!

Rui Falcão
Presidente do PT

Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais do PT