Avanços, impasses e desafios da integração


Avanços, impasses e desafios da integração latinoamericana, foi tema de debate durante a Conferência Nacional “2003-2013: Uma nova política externa”, realizada entre os dias 15 e 18 de julho desse ano. O vídeo conta com apresentações de  Maria Regina Soares de Lima, professora de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), Marco Aurélio Garcia, assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidenta da República, Valter Pomar, secretário executivo do Foro de São Paulo e membro do Diretório Nacional do PT e coordenação de Renato Martins, professor da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila).
A conferência contou com a participação de  dirigentes governamentais, lideranças políticas, acadêmicos, representantes de organizações sociais e estudantes . Por meio de palestras, debates e oficinas, foram feitas reflexões acerca da política de relações exteriores do Brasil, em um mundo pautado por aguda crise econômica, por importantes mudanças geopolíticas e pelo enfraquecimento dos organismos multilaterais, ao mesmo tempo que pelo estabelecimento de novas parcerias políticas, econômicas e culturais por parte do governo brasileiro.
A atividade foi organizada pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GRRI), que reúne pessoas que estudam a política externa e atuam no campo das relações internacionais, a partir de movimentos e organizações sociais, partidos políticos, organizações não-governamentais, instituições acadêmicas, de pesquisa e de governo.