Nota do PT (Brasil) sobre a Colombia

O Partido dos Trabalhadores saúda o recente anúncio do início de um diálogo entre o Governo colombiano e as organizações guerrilheiras do país em busca de um acordo de paz. Há anos acompanhamos as dificuldades que a Colômbia atravessa e sempre nos posicionamos a favor de uma saída negociada para este conflito, que dura décadas e tem como maior vítima a população em geral.
O modelo adotado pelos últimos governos colombianos, que inclusive permitiu a ingerência externa, só fez aumentar a violência e em nada contribuiu para a melhoria das condições de vida da população.
Exortamos a que o diálogo iniciado neste momento incorpore o mais brevemente possível todas as forças políticas de esquerda e progressistas colombianas, que sempre defenderam a negociação para por um fim à violência.
Acreditamos que somente esse diálogo amplo e aberto garantirá uma proposta capaz de obter o apoio de toda a população, que poderá ver assim suas reivindicações levadas em conta no processo de superação dos problemas geradores do conflito e, consequentemente, de instauração da paz.
Rechaçamos a reação da ultradireita colombiana, contrária ao diálogo, em desacordo com a maioria da população do país e de todo o continente.
Por fim, temos certeza de que um acordo de paz na Colômbia será uma conquista muito importante para toda a América Latina, e em especial aos países fronteiriços, abrindo caminho para que a América do Sul se firme como uma zona de paz no mundo, com nações plenamente livres e soberanas, conforme preconizado pela Unasul e Celac.
Rui Falcão
Presidente Nacional
Iole Ilíada
Secretária de Relações Internacionais
Partido dos Trabalhadores
Brasil