Nota de esclarecimento sobre reportagem da Record

A Secretaria Executiva do Foro de São Paulo rechaça a reprodução de acusações falsas e sem fundamento a respeito do Foro de São Paulo, na reportagem da emissora brasileira Rede Record em 9 de outubro de 2021.

O Foro de São Paulo reúne partidos e movimentos políticos de 27 países da América Latina e Caribe, que defendem a transformação pacífica da região em uma sociedade mais justa para os povos e nações de nosso continente.

Foi assim denominado porque sua primeira reunião foi realizada na cidade de São Paulo, em 1990, com o propósito de estimular a defesa da democracia e a participação dos partidos de esquerda nos processos eleitorais de seus países.

Desde sua origem, o Foro de São Paulo rejeita a violência na política e em qualquer esfera da sociedade. Não tem e nunca teve qualquer relação com o crime, o tráfico ilegal, grupos armados ou milícias. Defendemos a cooperação internacional, a paz, a integração regional e o multilateralismo.

Crime é levantar acusações falsas, sem provas, e difundi-las de maneira irresponsável, como fez a Rede Record neste sábado, dia 9 de outubro de 2021, ao reproduzir entrevista de pessoa processada na Espanha por espalhar fake news contra adversários políticos.

 

Monica Valente
Secretária Executiva
Foro de São Paulo

São Paulo, 10 de outubro de 2021.