Em Brasília, grupo discute pauta do XXI Foro de São Paulo

Grupo discute temas que serão abordados durante Foro em 2015, no México

Com o atual cenário político na América Latina e Caribe, resultado das eleições realizadas nos últimos dois anos, a região tem 12 países com presidentes socialistas, progressistas ou de esquerda. Ligados a estes países, reuniram-se, nesta segunda-feira (15), em Brasília, cerca de 25 representantes de nove partidos que realizarão o XXI Foro de São Paulo em2015.
O Grupo de Trabalho estará reunido, até esta terça-feira, elaborando as estruturas de debates para o próximo Foro marcado no México. Ao final da reunião será produzido uma resolução com ações a serem desempenhadas por todo o grupo de partidos.
A coordenação desta reunião do GT está com o Partido dos Trabalhadores em conjunto com o PCdoB.
“A primeira parte do encontro foi um momento em que avaliamos os resultados das eleições recentes nos países latino-americanos que encerraram neste ano, e assim ponderar os impactos na Região. E nos depoimentos, fica claro a importância de o PT ter reeleito a presidenta Dilma aqui no Brasil”, explicou a secretária Nacional de Relações Internacionais do PT, Monica Valente.
A petista argumentou que o encontro tem um caráter de dar prosseguimento às decisões aprovadas na última reunião do Foro e preparar as comemorações no México, um marco histórico pelos 25 anos de realização do encontro criado em 1990.
História – O Encontro do Foro de São Paulo reúne organizações, partidos políticos de esquerda, socialistas e progressistas da América Latina e Caribe, com objetivo de elaborar alternativas às políticas neoliberais dominantes na região, promovendo a integração econômica, política e cultural entre os países latino-americanos.
Quando o grupo foi criado em 1990, o único país de esquerda que governava no continente era Cuba. Para tentar equilibrar a desigualdade geopolítica, o então presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente cubano Fidel Castro articularam a criação da entidade.
Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.
Fonte: http://www.pt.org.br/em-brasilia-grupo-discute-pauta-do-xxi-foro-de-sao-paulo/