Coleção Cadernos sobre a África

O continente africano sempre teve importância ímpar para o Partido dos Trabalhadores. Mas foi somente após o início da administração Lula, com o incremento das relações governamentais, que o PT acentuou práticas com o continente para além das definições de princípios. Assim, já foram realizados seminários e palestras no âmbito das Relações Internacionais sobre a temática, como agora esta edição de uma coleção específica sobre a África que a Secretaria de Relações Internacionais definiu preparar e encarregou-me da coordenação.
Iniciada com o texto já editado Por que África? de Beluce Bellucci e Luiz Carlos Fabbri, a coleção inclui Cadernos específicos sobre os seguintes temas:
– O Islã na África, de Maria do Carmo Ibiapina de Menezes;
– O tráfico transatlântico de escravos e o desenvolvimento do capitalismo mercantil, de Luiz Carlos Fabbri;
–  Escravidão e tráfico de escravizados, de Keila Grinberg e Hebe Mattos.
– África no século XIX. O fim do tráfico e o início do colonialismo, de Philippe Lamy.
– A Ocupação Colonial da África. Da Conferência de Berlim à Primeira Guerra Mundial, de Philippe Lamy.
– A exploração colonial na África, de Beluce Bellucci e Philippe Lamy.
– África do Sul: Ocupação e apartheid, de Pablo de Rezende Saturnino Braga.
Finalmente, trará ainda ao debate assuntos contemporâneos sobre a África, como as ideologias de emancipação, os processos de independência, a modernização, a experiência socialista, as relações Brasil x África, e a atual conjuntura político-econômica.
Esta Coleção foi pensada para ser útil aos militantes e ativistas sociais, para permitir o conhecimento sobre o continente africano, a discussão e a formulação de políticas comuns, de maneira a aproximar conscientemente os nossos povos, superando as lacunas do passado e ampliando caminhos para além das nossas origens comuns.

Beluce Bellucci
Seguem os links para downloads em formato pdf: