Caderno do Grupo de Análise Política e de Relações Internacionais (GAPRI) da Paraíba

Capa - Caderno GapriÉ com satisfação que apresentamos o primeiro Caderno do Grupo de Análise Política e de Relações Interna-cionais (GAPRI) da Paraíba, uma iniciativa da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (CAII – UEPB).
O GAPRI objetiva discutir, promover a formação e o intercâmbio de experiências sobre a Política e as Re-lações Internacionais com os diversos representantes da sociedade civil, entidades religiosas, universidades, poder público e setor empresarial da Paraíba.
Partimos da convicção de que a internacionalização é um imperativo do período histórico contemporâneo e, se feita de forma consciente, com princípios e metas delimitadas, qualquer atuação política e social tende a ganhar no processo. No mundo de hoje, é incauto não conhecer as dinâmicas internacionais e não ter um projeto de inserção internacional, seja ele de um município, estado, de um movimento social, das empresas, universidades, dentre outros.
Também, o imperativo torna-se mais pujante devido à recente inserção internacional brasileira por intermédio, principalmente, da chancelaria brasileira e da Presidência da República. O Brasil, sem dúvida, adquiriu a ca-racterística de um global playerimportante na região e no mundo.
Em virtude disso, o GAPRI foi criado e, vale salientar, com o apoio vigoroso da Magnífica Reitora Marlene Alves. Procuramos assim, aportar para os representantes da Sociedade e do Governo como um todo uma dis-cussão de alto nível na matéria, buscando promover uma atuação internacional dos mais variados setores da
Sociedade e Governo, consciente, objetiva e pró-ativa, a espelho, se quisermos, da Política Externa Brasileira dos últimos anos.
Destarte, o Caderno GAPRI, edição Celso Amorim, que ora apresentamos, contém a transcrição completa (com uma edição mínima, sem grandes alterações textuais) da palestra proferida pelo Embaixador Celso Amorim, que se tornou Ministro da Defesa em solo paraibano. Sua palestra foi destinada a mais de 40 partici-pantes, membros do GAPRI (ver Anexo I, sobre os participantes) na Estação Ciência, em João Pessoa, no dia do aniversário da cidade, 05 de agosto de 2011.
A palestra teve como título “O Balanço da Política Externa do Governo Lula”. Tratou-se, realmente, de uma aula magistral, de grande valia, que acreditamos merecer ser divulgada não apenas devido ao interesse aca-dêmico e especializado, mas também pela sua importância para os diversos setores da sociedade civil e poder público que discutem e trabalham com temas atinentes ao sistema internacional e política externa brasileira.
Ademais, vale ressaltar que a palestra, e sua transcrição, pode ser vista por um ângulo histórico: o Embaixador havia sido convidado pela Presidenta Dilma Rousseff para ocupar o cargo de Ministro da Defesa no dia ante-rior, 04 de agosto, em João Pessoa.
Essa edição do Caderno GAPRI contempla também as palavras iniciais da Magnífica Reitora da UEPB, Pro-fessora Marlene Alves, do então Secretário de Educação do Estado, Prof. Afonso Scoccuglia (ora represen-tando o Governador do Estado da Paraíba, o Excelentíssimo Sr. Ricardo Coutinho) e as intervenções dos representantes do Governo e da Sociedade paraibana proferidas depois da palestra e as considerações finais do
Ministro. Boa leitura e avante!
Prof. Dr. Carlos Enrique Ruiz Ferreira
Coordenador de Assuntos Institucionais e Internacionais
Reitoria – Universidade Estadual da Paraíba
  Caderno Gapri (15,6 MiB, 0 hits)