Declaração em apoio a Dilma, por PRD México [PT, ES]

Partido de la Revolución Democrática
Departamento de Relaciones
Internacionales

Ciudad de México, a 18 de Abril de 2016
Sr. Rui Falcão
Presidente do PT
República Federativa do Brasil

Presente
Prezado amigo e companheiro:
Antecipando nossa saudação fraterna e solidária, enviamos esta declaração de apoio à presidente Dilma Rousseff e ao governo nacional que ela representa.

DECLARAÇÃO

No Brasil, o processo de “impeachment” constitui um Golpe de Estado institucional e uma ruptura com o Estado democrático de Direito. Frente desta situação somos a favor de que as instituições democráticas da República Federativa do Brasil prevaleçam, e manifestamos nosso apoio e solidariedade com a Presidente Dilma Rousseff.

É claro que o que acontece no Brasil, é realmente, uma ação política com objetivo da demissão á Presidente Rousseff por parte da oposição, que além disso, não responde á reclamação de milhares de pessoas que foram nas ruas para mostrar sua rejeição ao Golpe e manifestar seu apoio ao mandato de Dilma. A campanha a favor do impeachment tem por trás dela aos grandes e principais grupos de poder econômico do país, que agem de modo que as condições e a opinião pública sejam favoráveis para este processo.

A decisão tomada pela Câmara de Deputados além de afetar a Presidente Dilma Rousseff, tem um impacto sobre a região; Brasil é um país que tem desempenhado um papel fundamental e inquestionável a nível internacional graças aos avanços em matéria social, constituindo-se como um exemplo para América Latina. A ação contra Dilma, apoia a escalada de ataques contra os governos nacionais progressistas atuais, ou quem os representou no seu momento.

Tem o caso da Venezuela que sofre constante perseguição; o processo iniciado em contra da Ex Presidente da Argentina, Cristina Fernandez; a manutenção do injusto bloqueio de Cuba; a violação dos direitos humanos na Guatemala e em Honduras; só para nomear alguns. É por tanto uma agressão aos processos de integração regional no sul da América Latina e O Caribe.

No México, ficaremos no aguardo da decisão do Senado da República do Brasil, reconhecendo sobretudo a liderança, persistência e fortaleza da Presidente Dilma Rousseff; enquanto nós saudamos as mulheres e os homens que nas ruas continuam a expressar o seu apoio a Dilma. Dadas as ações programadas para apoiar a gestão do governo da presidente Dilma Rousseff vamos permanecer vigilantes e externamos nossa solidariedade. É o povo brasileiro nas ruas que está defendendo a democracia e se manifestando contra aqueles que tentam invadir as instituições democráticas de seu próprio país.

Não ao golpe no Brasil

Atentamente
“Democracia ya patria para todos”

C. Xadeni Méndez Márquez

Disponible también en español.