Reunião do Foro de São Paulo acontece na Venezuela

Por Prensa Latina (04/07/11)
Caracas –  Membros de movimentos sociais e partidos progressistas latino-americanos reúnem-se hoje na Venezuela para realizar um encontro preparatório do Foro de São Paulo.
No debate, que se realizará no Hotel Alba Caracas, se assinará o Manifesto Bicentenário em comemoração dos 200 anos da independência deste país sul-americano, os quais se cumprirão amanhã.
A delegação nacional estará integrada por Rodrigo Cabezas, presidente do Grupo Venezuela do Parlamento Latino-americano (Parlatino) e Cilia Flores, deputada à Assembléia Nacional, entre outros dirigentes políticos.
Segundo explicou Cabezas, ao encontro assistirão membros de uma vintena de partidos progressistas e socialistas de 17 nações da área, quem analisarão assuntos envolvidos com a integração regional.
A plenária da XVII edição do Foro de São Paulo, realizada em Manágua , capital da Nicarágua, decidiu, de maneira unânime, que Caracas será sede do próximo encontro internacional desse órgão, em 2012.
A análise desta jornada se enquadra entre os eventos internacionais levados a cabo nesta nação sul-americana com motivo das celebrações pelo Bicentenário da Independência da Venezuela, que se cumprirá amanhã.
Nesse contexto, durante o ano todo se efetuaram outros debates regionais como o IV Foro de Afro-descendentes Latino-americanos e Caribenhos e o Encontro Internacional de Juventudes pela Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).
Assim mesmo, o passado 2 de julho reuniu-se na sede da Assembléia Nacional a Junta Diretiva de Parlatino, na qual se aprovou um acordo de solidariedade com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, quem se recupera em Cuba de duas intervenções cirúrgicas.
Durante a sessão, delegados de 23 países dessa instância multilateral trocaram experiências sobre as aspirações desse órgão de se tornar no braço legal da Celac.
Também se abordaram temas relacionados com os avanços na construção da sede de Parlatino no Panamá, e outras questões de funcionamento interno.