O PT (Brasil) saúda a vitória do SYRIZA nas eleições

Para Alexis Tsipras e todas e todos os militantes do SYRIZA
O Partido dos Trabalhadores, Brasil, saúda a importante vitória alcançada pelo SYRIZA nas últimas eleições do dia 25 de janeiro, coroando o caminho percorrido desde sua fundação em 2004.
Esta conquista mostra a decisão da população grega em trilhar um novo caminho, dando um basta às políticas econômicas ditadas até o momento pela troika (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) desde que estouro a crise de 2008, tendo como principal resultado os índices alarmantes de desemprego, o desmonte do estado de bem-estar social e uma profunda recessão.
O fato de conseguir a metade dos deputados, mais o apoio de outros partidos que são a favor das mudanças, colocam o novo governo como uma opção concreta e com o apoio inquestionável da população para negociar com o poder financeiro europeu por melhores condições para gerir o país em prol de sua população.
Segundo suas próprias palavras, o companheiro Tsipras afirmou: “Hoje o povo grego fez história. O povo soberano deu-nos um mandato muito claro. A Grécia vira uma página, deixa para trás a austeridade, o medo e cinco anos de humilhação”.
Estamos certos do êxito deste novo governo que se inicia na Grécia e esperamos que sirva de exemplo a outros países que sofrem com as mesmas políticas, para que também busquem uma solução democrática e popular para atacar os problemas econômicos que os afligem.
Recebam, queridas companheiras e companheiros, nossos votos de maior sucesso!

Rui Falcão
Presidente Nacional

Mônica Valente
Secretária de Relações Internacionais