Designação do Dr. Florisvaldo Fier como Alto Representante-Geral do MERCOSUL

Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Imprensa do Gabinete
Nota à Imprensa nº 57
26 de fevereiro de 2015
Designação do Dr. Florisvaldo Fier como Alto Representante-Geral do MERCOSUL
O Conselho do Mercado Comum (CMC) formalizou ontem, 25 de fevereiro, a designação do Dr. Florisvaldo Fier para exercer o cargo de Alto Representante-Geral do MERCOSUL. O Dr. Florisvaldo Fier foi designado para completar o mandato do Senhor Ivan Ramalho, nomeado Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O mandato expira em 31 de janeiro de 2017.
Médico especializado em Saúde Pública, o Dr. Florisvaldo Fier exerceu, entre outros cargos eletivos, quatro mandatos de deputado federal, de 1998 a 2015. Como integrante da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL, exerceu a Presidência da Comissão Parlamentar Conjunta (2003-2005) e a Presidência do Parlamento do MERCOSUL (2008-2009).
O Alto Representante-Geral do MERCOSUL cumpre funções de articulação política, formulação de propostas e representação das posições comuns do bloco. Atua em áreas como saúde, educação, cultura e divulgação do MERCOSUL. Coordenará, ainda, a implementação das metas previstas no Plano de Ação para a Conformação de um Estatuto da Cidadania do MERCOSUL, aprovado na Reunião de Cúpula do agrupamento realizada em Foz do Iguaçu, em 2010.